sexta-feira, 8 de abril de 2011

Minha limonada de hoje

   Criei este blog focando sempre na questão do vestibular. No entanto, meus queridos, não há como, enquanto educadora que sou, calar em face a esta tragédia que ocorreu na Escola Municipal Tasso da Silveira na cidade do Rio de Janeiro. Fica no peito um choro contido, pois a vontade de continuar lutando é maior do que as lágrimas que não escorrem agora.
   A minha luta fica nos bastidores e segue quando estou com vocês em sala seja no PVS ou na Escola Municipal onde leciono. 
   Cada palavra minha enquanto professora tem a pretensão de servir para o crescimento de vocês não só no campo intelectual.
   Um psiquiatra que foi hoje à Rede Globo, disse: "tentem fazer disso, um experiência. Faça do limão, uma limonada". Fora a dor que em mim continua, minha limonada suíça que é batida todos os dias no liquidificador se adoça hoje no Vestibulando da Hora com as seguintes palavras:

Alunos, amigos, alunos amigos, estudem! A passagem de vocês para a universidade e a futura formação profissional de cada um pode vir a ajudar em momentos tristes como esses: ajudar um paciente (médico, enfermeira); trabalhar a saúde mental das pessoas (psicólogo, psiquiatra); levar aos tribunais uma injustiça cometida (advogado); levar informação aos que precisam (jornalista); divulgar algo que vai melhorar nossa vida (publicitário); formar pessoas (professor);  enfim, em cada área, se vivida com amor, haverá sempre um meio de contribuir para a sociedade. Usemos o conhecimento para o crescimento da humanidade, não para a nossa destruição. Vamos estudar, os filhos da humanidade precisam de nós. Estudem e vamos mudar o mundo (ainda que o mundo não signifique tudo, mas nós mesmos).

Fica aqui a minha solidariedade às vítimas e a todos que, como eu, estão com a alma triste. E fica aqui também a minha luta, acreditando que a educação (na escola, em casa, na rua) pode transformar não tudo mas a essência de muitas coisas.


2 comentários:

  1. Marinete Lage PVS SPE Sala 059 de abril de 2011 às 17:16

    Cada palavra do seu desabafo me traz de volta lágrimas de impotência e me faz que refletir que está na hora de unirmos forças para que possamos fazer um algo mais para resgatar a dignidade e o respeito pela vida. Como você, também trabalho com crianças. Alunos entre 3 e 14 anos que estão perplexos e inseguros diante de tanta crueldade.Porém isso nos faz ver que a cada dia mais precisamos lutar para fazer com que essa dura realidade não venha se repetir no meio de nós.
    Boa semana. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isso que você disse, Marinete: "resgatar a dignidade e o respeito pela vida". Tomara que isso nunca mais se repita. Uma tragédia, uma tristeza enorme. Meus Deus, quanto horror!

    ResponderExcluir

Clique aqui e comente o que você leu!