sexta-feira, 4 de maio de 2012

Queridos,
Seguem os avisos dados no nosso último encontro:
1 - As inscrições para o PVS Intensivo ocorrerão até o dia 07 de maio na página do PVS. Os documentos podem ser entregues nos polos até as 16 h do dia 08 de maio. As aulas começarão no dia 02 de junho.
2 - O Simulado 02 online de Línguas Estrangeiras será realizado das 8h do dia 01 de maio até as 23h59min do dia 07 de maio a ser disponibilizado no site do PVS. É muito importante que vocês o façam, pois estamos fazendo Línguas Estrangeiras à distância.
3 - Os alunos que resolverem mudar de Língua Estrangeira deverão avisar aos seus orientandos.
4 - Foco nos Estudos X Planejamento de Estudos Como muitos de vocês já me mostraram, é necessário que o Plano de Estudos de vocês esteja em consonância com o curso para o qual vocês desejam se candidatar. Vamos preenchendo semanalmente o plano de estudos, tentando cumpri-lo e tirando as dúvidas pelo 0800 e com seu orientador.
5 - Testes Vocacionais
5.1 - Guia da Carreira: 19 perguntas: http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/
5.2 - Mundo Vestibular: 17 perguntas: http://www.mundovestibular.com.br/pages/teste_vocacional.html
5.3 - Portal dos Estudantes: 60 perguntas: http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
5.4 - Caiu a ficha: teste por afinidades: http://www.caiuaficha.com.br/teste_vocac/teste_vocac.html
5.5 - A esse respeito, vejam a matéria publicada na página de Educação de O Globo no dia 23/4/2012: “Entre a conta bancária e o coração jovens fazem escolhas”. Clique aqui e leiam.
6 - UERJ, UEZO e ABM D. Pedro II/CBMERJ Vestibular Estadual 2013 1º Exame de Qualificação Inscrições prorrogadas até 03/05/2012 Pagamento da taxa até 04/05/2012) www.vestibular.uerj.br
7 - Vestibular CEDERJ – Pedimos que os alunos do PVS interessados em prestar o Vestibular CEDERJ 2012.2 que se inscrevam somente a partir do dia 10 de maio quando divulgaremos a lista dos isentos por frequência no PVS.
8 - Resumo sobre o ENEM e SISU
ENEM e SISU
Fique por dentro do Enem! Embora tenha surgido apenas como um exame destinado a oferecer um diagnóstico da formação de alunos de Ensino Médio, o resultado obtido pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser utilizado, desde 2004, como critério de seleção para as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em 2009, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Enem e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A partir de então, não parou de crescer o número de instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), incluindo universidades estaduais.
Atualmente, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ e Uenf são exemplos de universidades públicas no estado do Rio de Janeiro que usarão o Enem como fase única do seu processo seletivo.
O Enem se tornou, dessa forma, o principal meio para o estudante brasileiro conseguir uma vaga numa faculdade pública ou uma bolsa de estudos numa faculdade privada.
Conhecendo o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem.
O candidato pode se inscrever simultaneamente no Sisu e no Prouni e ambos os sistemas utilizam o Enem como critério único para seleção dos candidatos. Porém, não é permitido ao estudante matriculado em instituição pública de educação superior ser bolsista do Prouni. Assim, se for selecionado pelo Prouni, o estudante deverá optar por cursar a instituição pública ou a instituição privada na condição de bolsista do Programa.
Ao final da etapa de inscrição, o Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
São feitas duas chamadas sucessivas dos candidatos selecionados. A cada chamada, os classificados para as vagas a que concorreram têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
Candidato selecionado em 1ª opção:
O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada subsequente, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.
Candidato selecionado em 2ª opção:
O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada subsequente, à vaga que escolheu como primeira opção.
Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
Lista de Espera:
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
Podem manifestar o interesse, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. A manifestação somente poderá ser efetuada na primeira opção de vaga do candidato.
A Prova do Enem está prevista para 03 e 04 de novembro (esta informação não é oficial)
"Por hoje é só, pessoal", espero que os avisos sistematizem o que falamos e ajude vocês na nossa extensa e dura caminhada. Vai valer a pena.
Abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e comente o que você leu!