quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que acharam da primeira fase da UFRJ?

Olá, alunos!
Gstaria que vocês comentassem, dizendo o que acharam da prova da UFRJ.
Leiam também abaixo a reportagem que dividiu opiniões da Folha Dirigida.

Jornalista: Michelle Bento michelle.bento@folhadirigida.com.br

A primeira prova da UFRJ, com 20 questões discursivas e mais uma Redação, surpreendeu muitos candidatos. De acordo com os vestibulandos, a prova estava complexa e com enunciados difíceis. A principal queixa foi quanto à prova de Língua Portuguesa, especificamente a parte de Literatura. Segundo os candidatos, os textos extensos exigiam que o estudante tivesse de fazer várias releituras, o que causou desconcentração e quebra do raciocínio.

"A prova estava complicada. Para um exame discursivo, achei as perguntas muito difíceis, exigiam um nível de cobrança maior do que eu esperava. Tive mais problemas na parte de Literatura, pois eram muitos textos e a prova apresentava também muitos detalhes. Não estou tão preocupada porque também prestei provas do Enem e da Uerj, que estavam mais fáceis", desabafa Michelle Lopes, candidata à graduação de Biblioteconomia.

Apesar de também considerar a parte de Literatura puxada, a candidata Jéssica Lima, que concorre a uma vaga no curso de Comunicação Social, considera que obteve um bom desempenho no exame. "Eu estava preparada. Além do cursinho, também estudei em casa durante o ano todo, por isso já imaginava o que teria que encarar. Em vista da prova do Enem, o vestibular da UFRJ estava bem mais organizado, o que me deixou menos apreensiva. O que gostei mesmo foi do tema da
redação, que abordou a felicidade", diz.

Já Pedro Marques não teve tanta sorte. Além de achar a prova difícil, o candidato deixou seis questões em branco. "Sei que isso poderá me prejudicar, mas preferi não escrever nada do que responder besteira. Por eu ter mais dificuldade em Matemática achei as questões bem exigentes, mas no geral, acho que meu desempenho foi bom na medida do possível. Vi que mesmo simpatizando mais com provas objetivas, as discursivas têm suas vantagens por considerar algo na resposta mesmo que o resultado não seja o correto", declara.

2 comentários:

  1. Bom, eu também achei que a prova estava bem mais difícil do que eu esperava, contendo questões longas e complexas. Não sei se o meu desempenho vai ser suficiente para passar, mas dei o máximo de mim e estou orgulhosa disso.
    Maiara B. Carvalho
    Turma 05

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maiara.
    Fico feliz que você esteja consciente de que deu o máximo de você. Isto, de certa forma, faz bem à nossa consciência, não é?
    Eu também achei a prova de português com um alto grau de dificuldade, quanto as demais não sei.
    Mas vamos esperar o resultado, não é mesmo?
    Um grande abraço e até sábado.

    ResponderExcluir

Clique aqui e comente o que você leu!