quarta-feira, 25 de maio de 2011

Novos Materiais Complementares

"Caramba, professora! Mais coisa para estudar!"
"Isso, isso, isso, isso, isso."

E, desta vez, três materiais:

> Gabarito comentado sobre o Capítulo 2 da apostila PVS CEDERJ 2011, módulo I - elaborado pela tutora pela tutora Laryssa (PEN).

> Exercícios sobre Figura de Linguagem - elaborado pela tutora Velaine (BGU).

> Exercícios sobre verbos - elaborado pela tutora Danielle (QMD).

Todos estão na página aí ao lado chamada "Materiais Complementares - Português" como vocês já sabem. Então, é só clicar, baixar e se divertir.


Um abraço e bons estudos,
Prof. Elisiene Barbosa.

Prévia sobre pronomes

Olá, alunos!
Sob recomendação do tutor Bruno (LHU), envio uma matéria sobre Pronomes publicada na Revista Língua Portuguesa.
Seria interessante vocês lerem para terem uma outra dimensão sobre o assunto, já que Pronomes é o tema da nossa próxima aula.
Segue o link abaixo:
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12317
Um abraço e bons estudos,
Prof. Elisiene.

domingo, 22 de maio de 2011

Simulado de Redação do PVS

Orientandos e Alunos,

Não esqueçam do simulado de redação. Caso tenham problemas para acessar o site do PVS, o simulado está disponível no link abaixo:

http://pvs.cederj.edu.br/sys/2011_AL_simulado_redacao_01/

É só clicar!
Um abraço,

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novo Material Complementar

Alunos,
Há sempre algo novo para estudar, não é mesmo?
Então, queridos, mergulhem de cabeça no material rico e bonito que o tutor Gustavo (ELE) fez para vocês.
Ele escreveu sobre Leitura e tratou mais especificamente de algo que a teoria linguística estuda muito: o texto.
"Como faço pra ver, professora?"
Duas maneiras: ou você acessa o blog do Gustavo clicando aqui e lê a matéria ou você clica na página famosa aí ao lado chamada "Materiais Complementares - Português" e clica no link "Teoria - Leitura & Texto - elaborado pelo tutor Gustavo (ELE)."
Não tem desculpas, amores, vamos estudar!
Um abraço,
Elisiene.

10 dicas para melhorar a concentração nos estudos

Olá, queridos!
Hoje trago algumas dicas de estudos retiradas todas do site Até Passar.
Gostei das dicas. Leiam a vejam como elas podem os ajudar.
Um abraço e bons estudos!


Por Marcos Campelo

Muitos estudantes têm dificuldade de manter a concentração quando estão estudando. Ser capaz de se concentrar, enquanto está estudando é essencial para melhorar o seu desempenho em provas e concursos.

Eis 10 sugestões para melhorar a sua concentração:

1. Estude em um lugar tranqüilo, livre de distrações e interrupções. Se possível, tente criar um espaço exclusivo para estudar.

2. Faça um cronograma de estudos definindo quais os assuntos que você irá estudar e o horário de cada estudo. Isto irá melhorar a sua disciplina.

3. Tente estudar na hora do dia em que você tem maior rendimento. Algumas pessoas estudam melhor no início da manhã, outras à noite. Procure descobrir qual o seu melhor horário de estudos.

4. Observe se você não está cansado e / ou com fome quando estuda. Caso contrário, você não terá a energia que precisa se concentrar. Procure se manter bem fisicamente.

5. Não tente estudar duas disciplinas ao mesmo tempo. Você não será capaz de se concentrar em cada uma muito bem. Concentração significa manter a atenção em uma coisa com a exclusão de todo o resto.

6. Divida os assuntos grandes em partes menores que você consiga concluir de uma vez. Se você tentar estudar um assunto muito grande de uma só vez, você poderá ficar ansioso e será incapaz de manter sua concentração.

7. Relaxe. É mais difícil se concentrar quando você está tenso. É importante relaxar quando se estuda um assunto que exige muita concentração. Aprender técnicas de meditação pode ser útil.

8. Limpe sua mente de pensamentos preocupantes. Equilíbrio mental é importante para a concentração, pois você pode se distrair com seus próprios pensamentos. Monitore os seus pensamentos e evite pensar em outras coisas no momento do estudo.

9. Crie "paixão" pelo assunto que você está estudando. Tente relacionar o que você está estudando com a sua própria vida para torná-lo mais significativo.

10. Faça pausas quando você estiver cansado. Não existe uma fórmula para definir quando fazer pausas. Tente perceber os seus limites.

Para Refletir
" Estudar sem concentração é como tentar encher com água um balde furado. Não funciona"

Este artigo foi adaptado de http://www.how-to-study.com/
Tradução Livre

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mais material complementar

Atenção, alunos!
Desta vez, na página aí ao lado nomeada "Materiais Complementares", apresento uma preciosidade: Gabarito Comentado sobre o Capítulo 1 (Tipos Textuais) da Apostila de Português de 2011 do PVS, módulo I - elaborado pela tutora pela tutora Laryssa (PEN). Gente, a Laryssa faz uns gabaritos comentados que são excelentes para vocês estudarem. Ela comentou a resposta de cada questão do capítulo 1. É o tipo de material que você não pode deixar de ler, ter e estudar.
Faça o seguinte: resolva questão por questão da apostila (capítulo 1) e a cada questão feita, olhe o Gabarito Comentado e veja se acertou ou se errou e o principal: porque acertou ou porque errou.
Fazendo isso, você apreende melhor o conteúdo e ganha autonomia nos estudos.
Então, não deixe pra depois, clique aqui e confira o material que a Laryssa elaborou ou, se preferir, clique na página "Materiais Complementares" aí ao lado e procure pelo gabarito comentado sobre o capítulo 1 (que está logo no topo da página por enquanto).


E um pouco de Leminski para poetizar os pensamentos de vocês:

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Festa das Figuras de Linguagens

Olá, alunos!
Estamos estudando Figuras de Linguagem e é uma matéria importante para vocês. Pensando nisso, a tutora Cristiana Leal publicou um texto divertido e interessante no blog dela. Ele conta a história de uma festa que a Metáfora resolveu dar. Vale a pena ler.

Clique aqui e confira.

E o blog dela já está na nossa lista de blogs interessante na página aí ao lado. Confira.

De brinde, uns quadrinhos divertidos com algumas Figuras de Linguagens. Quais será que são? Comentem aí e vamos descobrindo juntos.

Não esqueçam que eu vou responder os comentários feitos aqui neste mesmo post, ok?

Um abraço e bons estudos!