sexta-feira, 29 de abril de 2011

Plano de Estudos - parte II

Olá, alunos!
Reforçando a ideia de ter um plano de estudos, hoje trago uma dica muito boa, mas que não é minha: o tutor Luiz Casemiro de História (SPE) fez um plano de estudos prontinho para vocês, é só seguir e o sucesso é garantido. Ele o fez com base em várias pesquisas, está muito interessante.

Quem quiser conferir, entre lá no blog dele, CLICANDO AQUI.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Novo Material Extra de Português

Olá, alunos!

Na página recentemente inaugurada aqui no blog, chamada Materiais Complementares - Português (aí do lado direito do blog), coloquei mais um super material para vocês.
Desta vez, é um material elaborado pelo pelo tutor Felippe (PDC) e trata de conceitos iniciais para o estudo do texto literário , ou seja, já adianta algo sobre Literatura, matéria que estudaremos no segundo semestre.
Seria muito legal que vocês lessem e estudassem. Qualquer dúvida, é só me escrever.

E não se esqueçam: Sábado tem aula!

Não é porque teve um feriadinho que você vai deixar de estudar, olha lá! Quero ver todo mundo presente, atento e recorrendo ao cafezinho do Seu Evaldo na hora do sono.
:)

Ah, e pra vocês treinarem coesão, serem criativos e não repetirem palavras em excesso na redação, lá vai um vídeo "exemplar" em homenagem ao tutor Alexandre (SPE):



Um abraço,

domingo, 24 de abril de 2011

Novos Sites Complementares

Olá, alunos!
Na página aí ao lado entitulada "Sites Complementares" adicionei mais cinco endereços para vocês.
O primeiro é o Vestibular 1, um site com muitas muitas muitas dicas reunidas num só lugar, além de vídeo-aulas, artigos de várias pessoas envolvidas com o vestibular e uma administração excelente que organiza o site. Vale a pena!
O segundo e o terceiro sites adicionei seguindo a dica da tutora Patrícia (PET). São sites da PUCRS, um traz um Manual de Redação e outro um Guia de Produção Textual. Ou seja, sites para complementar as aulas de Redação. Vamos estudaaar!
O quinto e o sexto sites adicionei seguindo a dica da tutora Samara. São eles o Guia de Profissões (Brasil Escola) e o Portal dos Estudantes. Eles trazem, dentre outros conteúdos, informações sobre vários cursos de graduação.
Tenho certeza que acessando tudo isso vocês ficarão mais informados sobre o que é o vestibular e o melhor: qual caminho traçar para conseguir ter sucesso nesta fase da vida de vocês.
Bons acessos e bons estudos!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Materiais Extras de Português

Olá, alunos!
Nosso PVS-CEDERJ tem uma equipe de tutores de Língua Portuguesa super introsada, logo todos os materias extras que cada tutor faz para seus alunos é repassado para todos os outros tutores. Claro, isso é ótimo para vocês: todos os alunos do PVS tem acesso a todos os materiais extras de todos os professores.
Para concentrar tudo aqui, inaugurei aí ao lado uma página dentro deste mesmo blog com o seguinte título Materiais Complementares - Português. Há materiais de todos os tipos: exercícios, resumos, apostilas, cada um com um foco diferente.
É só clicar aí no lado direito no link Materiais Complementares - Português e vocês verão vários arquivos que vão ajudá-los a fixar mais o conteúdo e até mesmo complementar muita coisa.
Para cada arquivo, se for de exercício, há um gabarito que estará também disponível para vocês baixarem. Assim, haverá mais autonomia nos estudos de vocês: façam o exercício, confiram o gabarito e, se houver dúvidas, ou liguem para o 0800 ou me enviem um e-mail: elisiene@hotmail.com
No mais, fiquem sempre atentos a esta página Materiais Complementares - Português, porque estará sempre sendo atualizada com mais exercícios, apostilas, resumos, enfim tudo que poderá ajudá-los neste caminho do vestibular.
Abraço e bons estudos a todos!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Minha limonada de hoje

   Criei este blog focando sempre na questão do vestibular. No entanto, meus queridos, não há como, enquanto educadora que sou, calar em face a esta tragédia que ocorreu na Escola Municipal Tasso da Silveira na cidade do Rio de Janeiro. Fica no peito um choro contido, pois a vontade de continuar lutando é maior do que as lágrimas que não escorrem agora.
   A minha luta fica nos bastidores e segue quando estou com vocês em sala seja no PVS ou na Escola Municipal onde leciono. 
   Cada palavra minha enquanto professora tem a pretensão de servir para o crescimento de vocês não só no campo intelectual.
   Um psiquiatra que foi hoje à Rede Globo, disse: "tentem fazer disso, um experiência. Faça do limão, uma limonada". Fora a dor que em mim continua, minha limonada suíça que é batida todos os dias no liquidificador se adoça hoje no Vestibulando da Hora com as seguintes palavras:

Alunos, amigos, alunos amigos, estudem! A passagem de vocês para a universidade e a futura formação profissional de cada um pode vir a ajudar em momentos tristes como esses: ajudar um paciente (médico, enfermeira); trabalhar a saúde mental das pessoas (psicólogo, psiquiatra); levar aos tribunais uma injustiça cometida (advogado); levar informação aos que precisam (jornalista); divulgar algo que vai melhorar nossa vida (publicitário); formar pessoas (professor);  enfim, em cada área, se vivida com amor, haverá sempre um meio de contribuir para a sociedade. Usemos o conhecimento para o crescimento da humanidade, não para a nossa destruição. Vamos estudar, os filhos da humanidade precisam de nós. Estudem e vamos mudar o mundo (ainda que o mundo não signifique tudo, mas nós mesmos).

Fica aqui a minha solidariedade às vítimas e a todos que, como eu, estão com a alma triste. E fica aqui também a minha luta, acreditando que a educação (na escola, em casa, na rua) pode transformar não tudo mas a essência de muitas coisas.