domingo, 23 de outubro de 2011

Parabéns aos que sobreviveram ao ENEM

Olá, alunos!
Hoje venho desejar parabéns a todos que sobreviveram à prova do ENEM.
Eu sei que é uma prova extremamente cansativa, então vocês merecem os meus sinceros parabéns.
ESpero que tenham ido bem, caso não, lembrem dos seus objetivos e não desistam.
Descansem um pouco e sábado a gente se encontra!

Um beijo!


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudando estrategicamente para o ENEM

Olá, alunos!

Esta semana que se inicia é a última antes da prova. Vocês já vêm estudando, então agora está na hora de focar ainda mais e especificamente nas habilidades que o ENEM vai exigir de vocês.
Em relação a minha matéria, eu já tinha colocado aqui faz algum tempo um guia de estudos para o ENEM que a tutora Laryssa elaborou. É o momento de enfatizar para vocês a importância dele. Recomendo que o utilizem nesta última semana para guiá-los sobre como estudar na apostila e fora dela.

Clique aqui para baixar o Guia de Estudos para o ENEM.

Você também encontra esse e outros materiais extras de estudos na página aí ao lado chamada "Materiais Complementares - Português".

Durante esta semana, todas as dúvidas que tiverem, podem me mandar por e-mail e eu responderei no prazo de 24 horas. Liguem também para o 0800, é um serviço ótimo e que pode ajudar muito no resultado de vocês na prova.

Obs.: Segunda começa aqui no blog vídeo-aulas com resumos para o ENEM.

Bons estudos e sucesso a todos!!!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

GABARITO COMENTADO DO SIMULADO PVS ENEM 2011 – LÍNGUA PORTUGUESA

Olá, alunos!
No site do PVS está disponível desde o dia 05, conforme avisado em sala, o gabarito do simulado do ENEM que vocês fizeram dia 01-10.
Abaixo, segue um gabarito comentado em relação a Língua Portuguesa. Aproveitem para estudar! E comentem, informando se foram bem.
Abraço,
Elisiene.

GABARITO COMENTADO DO SIMULADO PVS ENEM 2011 – LÍNGUA PORTUGUESA
1- C
Uma das características da narração é a localização espacial e temporal, a fim de situar o leitor sobre o local e a época em que se passa a história. Além disso, o objetivo do enunciador é relatar uma história, relatar uma serie de acontecimentos que se sucederam, no caso, em fevereiro de 1876 – o que fica evidente pela predominância de verbos no tempo presente (modo indicativo) com o valor semântico de pretérito perfeito. Vale a pena destacar que quanto mais dados forem fornecidos ao leitor (data, caracterização do Rei Luiz I) mais o trecho apresenta verossimilhança externa. Em outras palavras, quanto mais informações oferecidas, mais ‘’real’’ parece o fato narrado.

2- D
O autor – que tem interesse de vender o carro – mostra, logo no primeiro período, o tipo de público a que o carro se destina “O UNO duas portas é indicado para pessoas solteiras ou casais sem filhos”. Além disso, como se trata de uma descrição, o autor opta por caracterizar o veículo com seus defeitos (há poucos equipamentos de série) e qualidades (O acabamento é honesto).

3- B
O que nos remete à resposta é o detalhe da flor no capacete do soldado, o que faz uma alusão a sua homossexualidade. Além disso, o olhar de estranhamento do outro soldado dá a impressão de não ser comum (ou ser velada) a participação de homossexuais nas Forças Armadas do Brasil.

4- E
Ao dizer “Achei que ela fizesse um churrasco (quando acontece alguma coisa errada com o governo)” o autor do comentário ironiza a notícia, pois ele tem certeza de que Dilma não faz churrasco quando acontece alguma coisa errada com o governo e que é óbvio que a presidenta fica triste.

5- D
A função apelativa é aquela em que somos levados a tomar uma atitude, por se tratar de uma tentativa de convencimento, um pedido, uma ordem etc.. A personalização do verbo no imperativo (“abris” – o gramaticalmente correto é abre tu, abra você, abri vós) nos remete a essa função, uma vez que – como no próprio enunciado é dito – o trecho trata-se de um “pedido de abrição de porta”.

6- A
A letra A é a única que contem os três movimentos corporais expressivos que evidenciam arte ou lazer.

7- C
Uma das questões do Modernismo é o nacionalismo crítico, buscando a nossa identidade nacional, brasileira. Na canção, em vez da valorização da “branquinha” estrangeira (no caso, a personagem dos contos da Disney, Branca de Neve), há a valorização do Curupira (personagem do folclore brasileiro).

8- B
Anáfora: repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases (“Foi paixão”).
Aliteração: repetição de sons consonantais (/p/, /k/, /r/).

9- E
Todas as opções, menos da letra E, evidenciam o eu-lírico falando diretamente com o Curupira. Nessa opção, a expressão ‘’os pés’’ não traz nenhuma marca gramatical que remeta para a segunda pessoa do discurso.
10- C
A curva em 2005 começa a crescer de forma mais acentuada, apresentando um aumento não só de pessoas com computador em casa como de acesso à internet.