quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Estudantes prejudicados por erros farão novas provas em 15 de dezembro

Fonte: Site oficial do INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” comunica que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas amarelas realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13 horas, horário de Brasília.

Informa também que segue o trabalho de análise e reanálise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total.

O Inep informa ainda que os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar. Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.

As normas de segurança do edital do Enem 2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta.

Assessoria de Comunicação Inep/MEC


E vocês, alunos, o que têm a dizer? Deixem sua opinião aqui nos comentários para termos uma discussão virtual. Abraço!

sábado, 20 de novembro de 2010

Como foram na prova da UFF?

Este post é para vocês comentarem sobre o desempenho na prova da UFF, galera!
Abaixo uma reportagem que fala que muita gente (mais do que o esperado) entrou com recurso. Leiam (fonte: Folha Dirigida).
Obs.: Hoje, dia 20 de novembro, é meu aniversário!!! Não esqueçam da festinha surpresa minha e do Rodrigo (que também fará aniversário este mês)na hora do almoço! :)

UFF recebe 80 recursos contra a prova objetiva 17/11/2010
A coordenação do Vestibular da Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu cerca de 80 recursos referentes à primeira fase do processo seletivo, realizada no último domingo, dia 14 de novembro. Através desses pedidos, os candidatos puderam solicitar a reformulação de questões ou de alternativas divulgadas como corretas no gabarito. Segundo o coordenador do concurso, Néliton Ventura, em relação ao número de candidatos do vestibular esse número é muito pequeno.

Caso exista alguma alteração no gabarito ou anulação de questão, devido aos recursos, a divulgação será feita no dia 02 de dezembro, quando sairá o resultado da primeira fase. Será habilitado para a segunda etapa o candidato que obtiver, no
mínimo de 33 acertos no total das questões dessa primeira prova, sem contar com as questões de Língua Estrangeira. Além disso, o vestibulando não pode ter zerado nenhuma das disciplinas pelas quais foi avaliado.

No entanto, só atender a este critério pode não ser suficiente. Há um limite que impõe que, no máximo, oito candidatos concorram por cada vaga na segunda etapa, ou seja, apenas os vestibulandos com as melhores notas, sem considerar a prova de Língua Estrangeira, vão poder fazer a prova específica. Se mais de oito vestibulandos estiverem concorrendo por uma vaga, mesmo candidatos que tiverem obtido 33 acertos ou mais serão eliminados do processo seletivo.

Já no ingresso em graduações, cuja concorrência é menor, os candidatos possuem mais chances de serem convocados para a segunda etapa. Isso ocorre, já que em cursos cujo número de concorrentes for inferior a três vezes o número de vagas desse curso. Nestes casos, também serão habilitados para a fase final candidatos que tiverem obtido menos do que 33 acertos, mas que não tenham ficado com zero em nenhuma disciplina. Caso isto ocorra, serão convocados vestibulandos até que seja alcançada a relação de três candidatos para cada vaga.

A segunda etapa do Vestibular da UFF será aplicada no dia 19 de dezembro. Nesse dia, os classificados serão avaliados através de provas discursivas de duas disciplinas relacionadas à graduação que concorrem, além de uma Redação. O resultado da segunda fase será divulgado no dia 12 de janeiro e o resultado final poderá ser conferido no dia 28 de janeiro de 2011.

Site do Vestibular da UFF: www.coseac.uff.br

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que acharam da primeira fase da UFRJ?

Olá, alunos!
Gstaria que vocês comentassem, dizendo o que acharam da prova da UFRJ.
Leiam também abaixo a reportagem que dividiu opiniões da Folha Dirigida.

Jornalista: Michelle Bento michelle.bento@folhadirigida.com.br

A primeira prova da UFRJ, com 20 questões discursivas e mais uma Redação, surpreendeu muitos candidatos. De acordo com os vestibulandos, a prova estava complexa e com enunciados difíceis. A principal queixa foi quanto à prova de Língua Portuguesa, especificamente a parte de Literatura. Segundo os candidatos, os textos extensos exigiam que o estudante tivesse de fazer várias releituras, o que causou desconcentração e quebra do raciocínio.

"A prova estava complicada. Para um exame discursivo, achei as perguntas muito difíceis, exigiam um nível de cobrança maior do que eu esperava. Tive mais problemas na parte de Literatura, pois eram muitos textos e a prova apresentava também muitos detalhes. Não estou tão preocupada porque também prestei provas do Enem e da Uerj, que estavam mais fáceis", desabafa Michelle Lopes, candidata à graduação de Biblioteconomia.

Apesar de também considerar a parte de Literatura puxada, a candidata Jéssica Lima, que concorre a uma vaga no curso de Comunicação Social, considera que obteve um bom desempenho no exame. "Eu estava preparada. Além do cursinho, também estudei em casa durante o ano todo, por isso já imaginava o que teria que encarar. Em vista da prova do Enem, o vestibular da UFRJ estava bem mais organizado, o que me deixou menos apreensiva. O que gostei mesmo foi do tema da
redação, que abordou a felicidade", diz.

Já Pedro Marques não teve tanta sorte. Além de achar a prova difícil, o candidato deixou seis questões em branco. "Sei que isso poderá me prejudicar, mas preferi não escrever nada do que responder besteira. Por eu ter mais dificuldade em Matemática achei as questões bem exigentes, mas no geral, acho que meu desempenho foi bom na medida do possível. Vi que mesmo simpatizando mais com provas objetivas, as discursivas têm suas vantagens por considerar algo na resposta mesmo que o resultado não seja o correto", declara.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Especial de Última Hora ENEM

Olá, alunos!

Provas do ENEM este sábado e domingo e olha só o especial que a Folha Dirigida preparou para vocês: resumos e dicas de algumas matérias, tudo em vídeo-aulas. Confiram os vídeos abaixo e sucesso para todos!


Geografia:






Matemática:






História:






Português:






Física:






Química:






Inglês:






Espanhol:






Biologia:






A tutora Aline (Biologia) também colocou no blog dela dicas muito legais para a prova, clique aqui e confira.


Bom, pessoal, tenho certeza que vocês vão arrasar nesta prova! Concentração, calma e sucesso para todos!